Portugal foi ultrapassado pelos Países Baixos no ranking da FIFA, caindo para o sétimo lugar na classificação divulgada hoje. A lista continua a ser liderada pela Argentina, atual campeã mundial de futebol. Apesar de ter conseguido a qualificação para as meias-finais da Liga das Nações A, após uma vitória sobre a Dinamarca nos quartos-de-final, a seleção portuguesa não conseguiu evitar a descida na hierarquia da FIFA, enquanto os neerlandeses, eliminados pela Espanha, ascenderam uma posição.
A Espanha, por sua vez, subiu ao segundo lugar, relegando a França para a terceira posição. O top cinco é completado pela Inglaterra, em quarto, e pelo Brasil, em quinto. A Bélgica, Itália e Alemanha mantiveram as suas posições anteriores, ocupando o oitavo, nono e décimo lugares, respetivamente.
No que diz respeito aos representantes dos PALOP, Cabo Verde continua a ser o melhor classificado, mantendo-se no 72.º posto. Angola, sob a liderança do treinador português Pedro Gonçalves, desceu duas posições, agora na 87.ª, enquanto Moçambique permanece na 96.ª posição. O Azerbaijão, orientado pelo ex-selecionador português Fernando Santos, também sofreu uma queda, descendo para o 119.º lugar no primeiro ranking divulgado pela FIFA em 2025.
A atualização do ranking revela que a Bósnia foi a nação que mais pontos acumulou, subindo quatro posições até ao 70.º lugar, enquanto a Guiné-Bissau sofreu uma descida significativa, caindo oito lugares até ao 128.º. A luta pela liderança continua intensa, com a Argentina a manter a sua posição de destaque, enquanto as seleções europeias se esforçam para se afirmar no cenário internacional.
Resumo
Portugal foi ultrapassado pelos Países Baixos no ranking da FIFA, caindo para o sétimo lugar na classificação divulgada hoje. A lista é liderada pela Argentina, atual campeã mundial, enquanto a Espanha subiu para o segundo lugar, relegando a França para a terceira posição. O top cinco é completado pela Inglaterra e pelo Brasil, em quarto e quinto lugares, respetivamente. No que diz respeito aos representantes dos PALOP, Cabo Verde mantém-se como o melhor classificado no 72.º posto, enquanto Angola desceu para o 87.º e Moçambique permanece na 96.ª posição. A Bósnia foi a nação que mais pontos acumulou, subindo para o 70.º lugar, enquanto a Guiné-Bissau sofreu uma descida significativa, caindo para o 128.º. A luta pela liderança continua intensa, com a Argentina a manter a sua posição de destaque.