A UEFA anunciou, na passada sexta-feira, a penalização de três jogadores do Real Madrid, Kylian Mbappé, Antonio Rüdiger e Dani Ceballos, devido a comportamentos considerados indecentes durante a celebração da vitória da equipa sobre o Atlético de Madrid, nos oitavos de final da Liga dos Campeões, realizada em março no Estádio Metropolitano. As sanções foram impostas após uma investigação que apurou que os atletas provocaram os adeptos adversários durante os festejos da qualificação da sua equipa, que se concretizou através de uma disputa de penáltis.
De acordo com o comunicado da UEFA, Rüdiger foi multado em 40.000 euros e recebeu uma suspensão de um jogo, que ficará suspensa por um ano, caso não reincida. O defesa central alemão foi acusado de simular uma degolação ao levar uma das mãos ao pescoço durante as celebrações. Por sua vez, Mbappé, que fez um gesto provocador ao tocar nos genitais, foi multado em 30.000 euros e também recebeu uma pena de um jogo, igualmente suspensa por um ano. Ceballos, que se envolveu nas provocações, terá de pagar 20.000 euros, enquanto Vinícius Júnior, que se viu envolvido em um confronto verbal com os adeptos do Atlético, não recebeu qualquer sanção.
A UEFA não detalhou os atos específicos que motivaram as multas, mas referiu que as infrações violaram o artigo 11º do seu código disciplinar, que exige uma "conduta decente" dos jogadores. A entidade desportiva já havia iniciado uma investigação na semana anterior, após o Atlético de Madrid formalizar uma queixa sobre o comportamento dos jogadores do Real.
Com as sanções impostas, os jogadores do Real Madrid poderão estar disponíveis para o próximo jogo da equipa, que se realizará na terça-feira contra o Arsenal, na primeira mão dos quartos de final da Liga dos Campeões. A presença de Rüdiger, Mbappé e Ceballos na partida está garantida, uma vez que as suas penas estão suspensas, permitindo assim que Carlo Ancelotti conte com todos os seus principais atletas para este importante encontro.
Resumo
A UEFA anunciou a penalização de três jogadores do Real Madrid, Kylian Mbappé, Antonio Rüdiger e Dani Ceballos, por comportamentos indecentes durante a celebração da vitória sobre o Atlético de Madrid nos oitavos de final da Liga dos Campeões. Rüdiger foi multado em 40.000 euros e recebeu uma suspensão de um jogo, que ficará suspensa por um ano, enquanto Mbappé foi multado em 30.000 euros e também recebeu uma pena de um jogo suspensa. Ceballos terá de pagar 20.000 euros. As infrações violaram o artigo 11º do código disciplinar da UEFA, que exige conduta decente dos jogadores. Apesar das sanções, os jogadores estarão disponíveis para o próximo jogo contra o Arsenal, já que as penas estão suspensas.