O corpo de um homem, que se acredita ser um praticante de parapente francês de 29 anos, foi encontrado na tarde deste domingo na praia da Figueira, localizada no concelho de Vila do Bispo. A descoberta foi feita após um alerta recebido pela Autoridade Marítima Nacional (AMN) por volta das 16h30, quando populares informaram sobre a presença de um corpo na areia.
Imediatamente, equipas do comando local da Polícia Marítima de Lagos, juntamente com os bombeiros voluntários de Lagos e de Vila do Bispo, deslocaram-se para o local. O corpo foi recuperado e transportado para a embarcação da Estação Salva-vidas de Lagos, que se encontrava nas proximidades, antes de ser levado para o porto da Baleeira. O óbito foi declarado pelo delegado de Saúde, e após as perícias realizadas pela Polícia Judiciária, a vítima será encaminhada para o Gabinete Médico-Legal de Portimão.
O homem desapareceu na tarde de 30 de março, na zona a sul da praia das Furnas, em Vila do Bispo. As operações de busca foram coordenadas pelo capitão do porto e comandante local da Polícia Marítima de Lagos, envolvendo meios terrestres e marítimos, além do apoio de um drone e do Serviço Municipal de Proteção Civil de Lagos. O capitão do porto, Hugo da Guia, informou anteriormente à agência Lusa que as buscas abrangeram toda a costa entre a praia da Boca do Rio e a praia do Martinhal, mas não foi possível localizar o praticante de parapente na altura.
A identificação do homem foi possível através do número de registo do parapente, que havia sido encontrado na água junto à costa, e de um veículo estacionado nas proximidades. Tanto o parapente quanto o veículo pertencem ao mesmo indivíduo, um francês de 29 anos. As buscas foram iniciadas após um popular, que se encontrava na área, ter reportado às autoridades a observação de um equipamento de parapente na água.
Resumo
O corpo de um homem, presumivelmente um praticante de parapente francês de 29 anos, foi encontrado na praia da Figueira, em Vila do Bispo, no Algarve, após um alerta recebido pela Autoridade Marítima Nacional. As equipas de resgate, incluindo a Polícia Marítima de Lagos e os bombeiros voluntários, recuperaram o corpo e o transportaram para o porto da Baleeira, onde o óbito foi declarado. O homem desapareceu em 30 de março, na zona a sul da praia das Furnas, e as operações de busca envolveram meios terrestres e marítimos, incluindo um drone. A identificação da vítima foi possível através do número de registo do parapente encontrado na água e de um veículo estacionado nas proximidades, ambos pertencentes ao mesmo indivíduo. As buscas foram iniciadas após um popular ter reportado a presença de equipamento de parapente na água.