Seleção feminina de futebol de Portugal sofre derrota pesada

Portugal perde 7-1 para a Espanha na Liga das Nações, complicando a sua situação no grupo.

há 1 dia
Seleção feminina de futebol de Portugal sofre derrota pesada

© SAPO

Resumo

Na quarta jornada do Grupo A3 da Liga das Nações feminina, a seleção portuguesa de futebol sofreu uma derrota avassaladora por 7-1 contra a campeã mundial, Espanha, no Estádio Balaídos, em Vigo. O jogo começou mal para Portugal, com Salma Paralluelo a marcar logo aos dois minutos. Aitana Bonmatí destacou-se ao marcar dois golos em dez minutos, enquanto Alexia Putellas também contribuiu com dois golos. Mariona Caldentey e Esther González completaram a goleada. Portugal, que apenas conseguiu um golo de honra através de Beatriz Fonseca, ocupa o terceiro lugar do grupo com quatro pontos, atrás da Espanha e da Inglaterra. A situação é alarmante, pois o quarto lugar poderá resultar em despromoção. O presidente da Federação Portuguesa de Futebol, Pedro Proença, esteve presente no jogo, mas a desilusão da equipa persiste. A seleção terá de reagir rapidamente nas próximas jornadas para evitar complicações na fase de grupos.

A seleção feminina de futebol de Portugal sofreu uma pesada derrota por 7-1 frente à campeã mundial, Espanha, na quarta jornada do Grupo A3 da Liga das Nações, realizada no Estádio Balaídos, em Vigo. Este resultado agrava a situação da equipa nacional, que já havia perdido por 4-2 na sexta-feira anterior, em Paços de Ferreira, também contra as espanholas.

O encontro começou de forma desastrosa para as "navegadoras", que viram Salma Paralluelo abrir o marcador logo aos dois minutos. A pressão espanhola continuou e, em apenas dez minutos, Aitana Bonmatí já tinha assinalado dois golos, colocando a seleção lusa numa posição extremamente difícil. Alexia Putellas, uma das estrelas da partida, também se destacou ao marcar dois golos, um aos 28 minutos e outro aos 51, enquanto Mariona Caldentey (47') e Esther González (60') contribuíram para o avassalador resultado.

Portugal, que apenas conseguiu marcar um golo de honra através de Beatriz Fonseca aos 71 minutos, permanece em terceiro lugar no grupo, com quatro pontos, atrás da Espanha, que lidera com nove pontos, e da Inglaterra, que soma sete. A situação é preocupante, uma vez que a última vaga do pódio poderá levar a um playoff para a manutenção na Liga A da UEFA, enquanto o quarto lugar implica despromoção.

A presença do presidente da Federação Portuguesa de Futebol, Pedro Proença, no jogo em Vigo, ao lado de figuras importantes do desporto espanhol, como Rafael Louzán, presidente da Real Federação Espanhola de Futebol, e outros dignitários locais, não conseguiu mitigar a desilusão da equipa. Proença já havia estado presente na derrota anterior em Paços de Ferreira, acompanhando o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

Com a próxima jornada a aproximar-se, a seleção portuguesa terá de encontrar uma forma de reagir e evitar que a situação se torne ainda mais complicada na fase de grupos da Liga das Nações.