As autoridades belgas conseguiram evitar uma audaciosa tentativa de fuga da prisão de Nivelles, situada a sul de Bruxelas, onde um drone de grandes dimensões, equipado com um arnês, foi utilizado na operação. O incidente ocorreu no dia 25 de fevereiro, quando residentes nas proximidades relataram ter ouvido um barulho intenso vindo da prisão, localizada a cerca de 35 quilómetros da capital belga.
De acordo com testemunhas citadas pelo canal de televisão RTL, o drone, que teria a capacidade de levantar até 130 quilos, sobrevoou o pátio da prisão e estava aparentemente preparado para a fuga. Apesar da ousadia da manobra, a tentativa não teve sucesso. Após o incidente, as autoridades descobriram 18,5 gramas de haxixe e um telemóvel no chão da prisão, embora não tenha sido estabelecida qualquer ligação direta entre a tentativa de fuga e o contrabando de drogas.
As investigações revelaram que o drone estava a ser operado a partir de um veículo Audi com matrícula francesa, que foi localizado na comuna de Laken, em Bruxelas. Além disso, a polícia encontrou um Peugeot relacionado com o caso. Durante uma busca ao apartamento de dois suspeitos, foram descobertos uma estação de carregamento de drones, um saco contendo cordas e arneses, bem como baterias. O drone utilizado na tentativa de fuga foi também encontrado no carro Peugeot.
Se confirmada, esta seria a primeira ocorrência conhecida de uma tentativa de fuga utilizando tal tecnologia na Bélgica, onde o uso de pequenos drones para contrabando de drogas, telefones e armas nas prisões já é uma prática comum. Fontes de investigação, que falaram ao jornal Dernière Heure, indicaram que o drone poderia ter sido operado por um albanês que tentava ajudar um compatriota condenado a uma longa pena de prisão.
O principal suspeito da tentativa de fuga encontra-se em prisão preventiva, e o juiz decidiu prolongar a sua detenção por mais um mês enquanto as investigações continuam. Em resposta a este incidente, as autoridades belgas anunciaram em maio de 2024 que a prisão de Nivelles seria equipada com um sistema de 418 câmaras, tanto internas como externas, para detectar a presença de humanos e objetos que possam ser introduzidos na prisão, com um investimento de 3,8 milhões de euros. Embora o sistema de vigilância ainda não esteja operacional, já foram implementadas algumas medidas, dado o aumento no número de lançamentos de pequenos pacotes com catapultas.
A porta-voz do serviço prisional, Valérie Callebaut, revelou ao jornal que a prisão estabeleceu uma colaboração com a empresa SkyDrone para a deteção de drones, embora não tenha divulgado detalhes do acordo por questões de segurança.
Resumo
As autoridades belgas impediram uma tentativa de fuga audaciosa da prisão de Nivelles, onde um drone gigante, capaz de levantar até 130 quilos, foi utilizado. O incidente ocorreu a 25 de fevereiro, quando moradores ouviram barulhos estrondosos. O drone, que sobrevoou o pátio da prisão, estava aparentemente preparado para a fuga. Após a tentativa, foram encontrados 18,5 gramas de haxixe e um telemóvel, embora não haja ligação direta entre o contrabando e a fuga. A investigação revelou que o drone era operado a partir de um veículo Audi com matrícula francesa, localizado em Bruxelas. Durante buscas, foram descobertos equipamentos relacionados com drones e o próprio drone no carro Peugeot. Esta é a primeira tentativa de fuga conhecida com tal tecnologia na Bélgica, onde o uso de drones para contrabando já é comum. O principal suspeito está em prisão preventiva, e as autoridades anunciaram a instalação de um sistema de vigilância com 418 câmaras na prisão, após um aumento de incidentes de contrabando. A prisão também colabora com a empresa SkyDrone para a deteção de drones.